top of page

UNEC forma trinta novos profissionais de Psicomotricidade

O Centro Universitário de Caratinga - UNEC, certificou mais uma turma do curso de pós-graduação em Psicomotricidade. Trinta novos profissionais estão formados, aptos para atuar na área, como determina a lei 13.794, que regulamenta a profissão de psicomotricista no Brasil. Essa é a segunda turma formada na instituição de ensino, que é referência nas cidades de Caratinga e Nanuque, em Minas Gerais, e que atrai estudantes das regiões do Vale do Rio Doce, Mucuripe e Zona da Mata.





A cerimônia aconteceu no dia 10 de março, no Portal dos Reis e contou com a presença de diversas autoridades, como José Ayrton de Mattos, que representou o reitor da UNEC, Marlon Sbampato, representando todos os professores do curso, além das coordenadoras Celeste Aparecida Dias e Dayse Campos de Sousa e dos secretários de Educação de Santa Bárbara do Leste e de Santa Rita de Minas.


"Os alunos têm consciência de que a conclusão desse curso nada mais é do que o fim de um começo, que a partir de agora inicia uma nova etapa de suas vidas profissionais, buscando grupos de estudos, supervisões, desenvolvendo pesquisas e dando continuidade aos seus trabalhos", afirma a professora Dayse Campos.




Sobre a Psicomotricidade


O psicomotricista é o profissional que age na interface saúde, educação e cultura, avaliando, prevenindo, cuidando e pesquisando o indivíduo na relação com o ambiente e nos processos de desenvolvimento, tendo por objetivo atuar nas dimensões do esquema e da imagem corporal em conformidade com o movimento, a afetividade e a cognição.


Na área da Educação, o psicomotricista atua desde a creche à educação infantil no sentido preventivo, trabalhando a estimulação do desenvolvimento, evitando problemas de aprendizagens. Também a partir do Ensino Fundamental, ele atua no acompanhamento de crianças com dificuldades em seu desenvolvimento e também com crianças e adolescentes deficientes.


Na saúde, a Terapia Psicomotora é usada em clínicas, consultórios, hospitais, empresas e instituições trabalhando com crianças e/ou sujeitos que apresentam distúrbios psicomotores.






Comments


bottom of page